Sobrepeso pode provocar ou agravar dor nas costas

Doenças cardíacas, diabetes e hipertensão são problemas comumente associados à obesidade, mas muitas vezes as pessoas com dores nas costas relacionam a dor ao sobrepeso. Embora não possa ser considerado a única causa, um índice de massa corporal (ICM) elevado sobrecarrega e pode agravar problemas na coluna.

Uma barriga saliente, por exemplo, faz com que o centro de gravidade da coluna desloque-se para a frente, o que desequilibra a estrutura corporal, causando dores na coluna.

Além disso, o sobrepeso limita alguns movimentos, dificultando a prática de exercícios. O desgaste do disco invertebral, que pode causar hérnia de disco, é um dos problemas possíveis.

— Em muitos casos, a hérnia de disco pode ser tratada sem cirurgia, através de ajustes realizados por um quiropraxista. Mas aliar o tratamento à perda de peso é essencial para que não haja novo desgaste e as dores voltem — diz o quiropraxista Luiz Miyajima, da clínica QuiroVida, de São Paulo.

Segundo ele, o excesso de peso pode ser ainda mais prejudicial quando os músculos do abdômen estão fracos. A região abdominal precisa de força para estabilizar e manter o alinhamento da coluna.

— Exercícios físicos são fundamentais para todos, não só para aqueles que querem ou precisam emagrecer. Quem está acima do peso deve procurar um profissional para fazer exames e indicar qual atividade é mais adequada — afirma Miyajima.

A Clínica de Fisioterapia Centreville há mais de 17 anos oferece todo cuidado necessário para o seu tratamento. Colocamos a disposição uma equipe composta por mais de 10 profissionais capacitados em Fisioterapia, Acupuntura, Hidroterapia, Pilates, Osteopatia, RPG e Terapia Manual Craniana e Coluna Vertebral.

Venha nos visitar e conhecer as vantagens de ser nosso paciente!

Conteúdo Original: Diário Catarinense

• Próximos Eventos