Exercícios que ajudam no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é uma patologia caracterizada por uma dor excessiva que se espalha pelo corpo, atingindo principalmente o tecido mole da nuca, região lombar, tórax, cotovelos, quadris, joelhos e canelas. Essa doença apresenta sintomas como depressão, fadiga e distúrbios do sono.

Esse problema acomete mais as mulheres e, infelizmente, a causa da fibromialgia é desconhecida. Porém, alguns hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano de qualquer pessoa, são capazes de controlar a fibromialgia e devolver a independência e qualidade de vida do paciente.

É fundamental destacar que a dor é sinal de alarme, especialmente para as pessoas portadoras de fibromialgia. Por isso, se as atividades físicas estão causando dores e lesões intensas, o recomendado é procurar o seu médico e o seu especialista em educação física para que possa ser feito novas orientações. Confira atividades que auxiliam no tratamento da fibromialgia:

Caminhada

Realizar caminhada diariamente de 30 a 45 minutos é uma atividade que, além de melhorar a saúde do coração, minimiza as dores da fibromialgia e a depressão.

Natação e Hidroginástica

Exercícios na água são capazes de melhorar a capacidade física e a respiração do indivíduo, mas é importante ressaltar que a água deve estar aquecida, já que água fria contrai a musculatura do corpo e causa dor.

Alongamento

Se aquecer na horade se levantar, antes de algum tipo de atividade física e por alguns minutos do seu dia é muito importante, isso porque o alongamento proporciona uma melhoria na distribuição de sangue dos músculos e tendões, adequando a respiração e frequência cardíaca.

Fisioterapia

A fisioterapia para o tratamento da fibromialgia pode ser aplicada através de uma série de atividades que ajudam a controlar as dores, fadiga e distúrbios do sono, proporcionando o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.

A fisioterapia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana, sendo que o tratamento deve ser voltado para a diminuição dos sintomas que o paciente apresenta. As técnicas que o fisioterapeuta realiza pode ser o pilates, massagens, atividades especializadas de alongamento e a utilização de aparelhos de eletroterapia, que são usados para minimizar as dores na região da fibromialgia.

 

A Clínica Centreville também dispõe de Consulta Fisioterapêutica que consiste na coleta de dados do paciente e a realização de testes específicos, tais como: teste de força muscular, amplitude de movimento, e avaliação postural entre muitos outros.

Venha nos visitar e conhecer as vantagens de ser nosso paciente!

Conteúdo original: http://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/exercicios-que-ajudam-no- tratamento-da-fibromialgia

  • Próximos Eventos